30.1.05

Frases...profundas...

Fiquei um bom tempo sem postar nada. Correrias de fim e início de ano, férias....Voltando...

Com palavras em frases de grandes autores que trazem conteúdo significativo. Um arranjo do pensamento, concatenado, reflexivo....

"Para começar é necessário remontar ao longe e arriscar parecer um pouco extravagante".
Kenneth White

"O que se conhece bem se expressa com clareza e as palavras para fazê-lo chegam facilmente".
Boileau

"Conhecer é errar, e o oráculo que disse 'conhece-te' propôs uma tarefa maior que a de Hércules e um enigma mais negro que o da Esfinge. Desconhecer-se conscientemente, eis o caminho".
Fernando Pessoa

"Esta aventura de conhecer a si mesmo, todo ser a vive. É ela que dá sabor, sentido e luz à vida".
Charles Juliet

2.1.05

Antes das palavras: emoções

« Há histórias de toda a espécie. Algumas nascem ao ser contadas, a sua substância é a linguagem e antes que alguém as ponha em palavras são apenas uma emoção, um capricho da mente, uma imagem ou uma reminiscência intangível. Outras chegam completas, comomaçãs, e podem repetir-se até ao infinito sem risco de alterar o seu sentido. Existem umas que são tomadas pela realidade e processadas pela inspiração, enquanto outras nascem de um instante de inspiração e se transformam em realidade ao ser contadas. E há histórias secretas que permanecem ocultas nas sombras da memória, são como organismos vivos, nascem-lhes raízes, tentáculos, enchem-se de aderências e parasitas e com o tempo transformam-se em matéria de pesadelos. Por vezes, para exorcizar os demonios de uma recordação, é necessário contá-la como um conto

Excerto de um dos contos de EVA LUNA de Isabel Allende.

1.1.05

Uma nova forma de palavra: O Hipertexto

HIPERTEXTO

"O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, Podendo seguir o que mais gosta". (MARTÍNEZ)

"É UM CONJUNTO DE NÓS POR CONEXÕES. OS NÓS PODEM SER PALAVRAS, PÁGINAS, IMAGENS, GRÁFICOS, OU PARTE DE GRÁFICOS, SEQUÊNCIAS SONORAS, DOCUMENTOS COMPLEXOS QUE ELES MESMOS PODEM SER HIPERTEXTOS. NAVEGAR EM UM HIPERTEXTO SIGNIFICA, PORTANTO, DESENHAR UM PERCURSO EM UMA REDE QUE PODE SER TÃO COMPLICADA QUANTO POSSÍVEL. PORQUE CADA NÓ PODE POR SUA VEZ, CONTER UMA REDE INTEIRA." (LÉVY, 1993 p.33)
O hipertexto se organiza em um modo "fractal", ou seja, qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede, e assim por diante, indefinidamente, ao longo da escala de graus de precisão. Em algumas circunstâncias críticas há efeitos que podem propagar-se de uma escala a outra: a interpretação de uma vírgula em um texto (elemento de uma microrrede de documentos), caso se trate de um tratado internacional, pode repercutir na vida de milhões de pessoas (na escala da macrorrede social).
Enfim, eis uma nova forma de apresentar as palavras escritas.