2.11.06

A Web 2.0 e suas expectativas

O tema é complexo e, principalmente na blogosfera, acontecem inúmeros debates sobre ele: até o nome é discutido. Seja como for, vamos procurar levantar as principais características _ não as únicas_ destas ferramentas que prometem reinventar os usos da Web.

As aplicações web 2.0 têm como características serem acessadas por meio de um navegador. Até agora, quando precisavamos escrever, editar uma imagem, um áudio ou vídeo, ler e-mails ou utilizar um calendário, instalavamos programas no computador. É claro que continuamos a fazê-lo, mas não são mais a única opção possível.

As aplicações web 2.0 vêm oferecer tudo online. O ponto principal, o coração do conceito da Web 2.0 é não instalar programas, e sim usá-los online, ou seja, do navegador acessar uma aplicação.Alguns exemplos de aplicações web 2.0 são: Gmail (webmail com capacidade ilimitada), Google Calendar (calendário e agenda), Writely (processador de textos), Flickr (armazenamento de imagens), De.icio.us (para compartilhar favoritos), entre tantas outras.

Quando se trata de aplicações web 2.0 não podemos perder de vista: a facilidade de uso e informação como solução e não como problema.
Um assunto polêmico para voltarmos muitas vezes a ele....

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a explicação. Direta e simples, o que a torna muito fácil de entender. Os exemplos também são bons, pois são aplicações que muitos usam.

Anônimo disse...

Muito interessante e fácil de entender!

Um abraço e FELIZ 2007!

Jorge G - Lisboa