5.3.08

Celulares, MP3 e animais de estimação-Interessante essa aqui!



Para amenizar angústia, seres humanos atribuem estados mentais complexos a bichos e objetos

Atribuir qualidades humanas a animais de estimação é uma forma de as pessoas aliviarem o sofrimento causado pela solidão, segundo pesquisa da Universidade de Chicago publicada na revista Psychological Science. Até aí nenhuma novidade.
O curioso é que essa identificação não se estende apenas aos bichos. “Quando o indivíduo perde os elos afetivos com seus semelhantes, ele tende a descrever também objetos pessoais, especialmente os eletrônicos, como celulares e tocadores de mp3, como se fossem dotados de raciocínio”, explica o psicólogo Nicholas Epley, coordenador do estudo.
O pesquisador realizou diversos experimentos nos quais isolou voluntários durante várias semanas e os fez escrever pequenos textos sobre temas indicados pelos pesquisadores, como bichos de estimação. “Com o passar dos dias, cresceu a tendência de descrever os animais como se eles fossem humanos”, diz.
O autor cita o filme O náufrago, protagonizado por Tom Hanks, para explicar o fenômeno. Para conseguir lidar com a solidão da ilha deserta, o personagem inventa um amigo chamado Wilson, que nada mais é que uma bola de voleibol.
“Os pesquisadores chamam isso de antropomorfismo – trata-se de um mecanismo que protege o psiquismo contra os efeitos devastadores da privação social.” A solidão pode ser uma experiência dolorosa e mortal; como fator de risco para diversas doenças, é ainda mais preocupante que o tabagismo, afirma Epley.
Fonte: UOL
Não sabia que a solidão pode ser tudo isso pois eu gosto muito dela! Pode ser que ela seja uma boa experiência para mim porque a aprecio muito. Agora, ficar só, não sendo por opção deve ser mesmo terrível.

Um comentário:

Isa disse...

Gostei muito desse post em especial!
Sinto certa necessidade e prazer em ficar sozinha, sem deixar que isso vire um problema, claro.
Mas eu sempre gostei de silêncio, de ficar em paz.
É como você disse, é uma boa experiência porque sabemos usufruí-la.
(Aliás, vira e mexe eu falo com meu urso de pelúcia, mesmo...hehehe)

Beijos!