7.1.07

Google: o Grande Irmão?


O Grande Irmão (Big Brother, do original em inglês) é um pesonagem do livro "1984" de George Orwell (1903-1950), na verdade uma abstração, uma personificação do Estado, que pode ou não existir como pessoa física. Era o Grande Irmão, que tudo via, tudo sabia e tudo previa, o invisível senhor de uma máquina política totalitária.
Tendo o controle das comunicações, fazendo da televisão, omnipresente, o seu poderoso olho policial, o Grande Irmão dobrava todos à sua vontade.
O lema do regime era Big Brother is Watching You, o Grande Irmão te vigia. Nada, portanto, lhe escapava.

Por que o título do artigo: Google_ o Grande Irmão?

Outro dia, enquanto dirigia (penso muito enquanto dirijo), e não sei porque, lembrei-me da época em que eu comecei a usar o Google. Pesquisava no Yahoo e no final da página havia escrito algo parecido com "se não achou o que procura aqui use o Google...alguma coisa", e passei a usá-lo ao invés dos outros mais famosos à época. Logo a seguir pensei na diferença com os tempos atuais, onde até o verbo "gogar" já existe. Pensei na quantidade de serviços que o Google me fornece, na dependência que tenho desta empresa, e senti, isso mesmo, senti uma espécie de opressão.

Hoje, pesquisando na web, fui barar no blog "juliopreuss.com" e, li um post chamado: Oito coisas que o Google faz e pouca gente sabe, em que o autor descreve 8 importantes funcionalidades do Google.
Fora isto, a empresa têm comprado inúmeras outras que têm aparecido com boas idéias na web: YouTube, Blogger e tantas outras.

No final do post o autor escreve: "Privacidade, zero. Não é à toa que tanta gente tem medo do Google!

Juntando tudo e muito outras coisas que não cabem em um único post, será que o título do post é totalmente idiota? O que você acha?

Nenhum comentário: