15.2.08

Um certo sabor para a palavra AMOR


"...Talvez seja a escassez de vocabulário a raiz do problema. Amor parece uma palavra tão profundamente inadequada para um conceito com tantos matizes, formas e graus de intensidade complexos. Se os inuítes têm vinte palavras para o conceito de neve, talvez seja porque eles vivem num lugar onde as diferenças entre cada tipo de neve são de vital importância para eles, e as minúcias de seu vocabulário específico refletem essa importância central.
No entanto nós, que despendemos enormes quantidades de nosso tempo, energia e engenhosidade pensando no amor, sendo amados, amando, desejando amar, vivendo por amor, até mesmo morrendo por amor, não contamos com nada além dessa palavra pobre e problemática que é tão descritiva ou eficaz quanto a palavra trepada para expressar as maravilhosas e infinitas variedades do ato sexual.
É mais ou menos como um habitante da cidade olhando para a floresta e estupidamente grunhindo a palavra árvores para a múltipla diversidade diante de si. Há plantas ali que podem alimentá-lo, plantas que podem curá-lo e plantas que podem matá-lo, e quanto antes ele identificá-las e lhes dar nomes, mais seguro estará."
Sting. Fora do tom.
Título original: Broken music. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Nenhum comentário: