18.2.08

Todas as Cartas de Amor são Ridículas, escreve Álvaro de Campos

Não sei porque ao me deparar com essa poesia de Álvaro Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, acabei por me lembrar do trecho do livro do livro de Sting, também muito mal traduzido como Fora do Tom, em que ele comenta a inadequação da palavra amor para designar um sentimento complexo e tão cheio de matizes.
Escreve Álvaro de Campos, com muita ironia:

" Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor,
se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas."


(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
Sei lá...preciso pensar melhor no porque de minha memória ter cruzado as duas coisas. Não creio que seja só pela palavra amor....

16.2.08

Funk do Capitão Nascimento

Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro em Berlim !


O filme brasileiro "Tropa de Elite", de José Padilha, foi o vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim. O Urso de Prata ficou com o documentário sobre tortura em em Abu Ghraib "Standard Operating Procedure", do norte-americano Errol Morris.


Apesar da recepção majoritariamente negativa que teve na mídia internacional --a produção brasileira chegou a ser chamada de "fascista" pela revista americana "Variety"--, "Tropa de Elite" desbancou os favoritos "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, e a comédia "Happy-Go-Lucky", de Mike Leigh.Na sexta-feira (15), Padilha rebateu às críticas internacionais dizendo que, independente de se gostar ou não de "Tropa de Elite", o importante é o debate que o filme teria causado.


Além do filme de Padilha, mais uma produção brasileira foi premiada em Berlim: Daniel Ribeiro recebeu o Prêmio Geração 14 Plus, voltado ao público jovem, pelo curta-metragem "Café com Leite".O último filme brasileiro a vencer um Urso de Ouro foi "Central do Brasil", de Walter Salles, em 1998.



Fonte: UOL Cinema

15.2.08

Um certo sabor para a palavra AMOR


"...Talvez seja a escassez de vocabulário a raiz do problema. Amor parece uma palavra tão profundamente inadequada para um conceito com tantos matizes, formas e graus de intensidade complexos. Se os inuítes têm vinte palavras para o conceito de neve, talvez seja porque eles vivem num lugar onde as diferenças entre cada tipo de neve são de vital importância para eles, e as minúcias de seu vocabulário específico refletem essa importância central.
No entanto nós, que despendemos enormes quantidades de nosso tempo, energia e engenhosidade pensando no amor, sendo amados, amando, desejando amar, vivendo por amor, até mesmo morrendo por amor, não contamos com nada além dessa palavra pobre e problemática que é tão descritiva ou eficaz quanto a palavra trepada para expressar as maravilhosas e infinitas variedades do ato sexual.
É mais ou menos como um habitante da cidade olhando para a floresta e estupidamente grunhindo a palavra árvores para a múltipla diversidade diante de si. Há plantas ali que podem alimentá-lo, plantas que podem curá-lo e plantas que podem matá-lo, e quanto antes ele identificá-las e lhes dar nomes, mais seguro estará."
Sting. Fora do tom.
Título original: Broken music. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Alaúde e música medieval, boa combinação!

Sting tem bom gosto!

Come again

Alguma coisa mudou?????????

Parece que tudo continua na mesma!



Pega Ladrão, Pega Ladrão, Pega Ladrão....ladainha sem fim!