16.2.08

Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro em Berlim !


O filme brasileiro "Tropa de Elite", de José Padilha, foi o vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim. O Urso de Prata ficou com o documentário sobre tortura em em Abu Ghraib "Standard Operating Procedure", do norte-americano Errol Morris.


Apesar da recepção majoritariamente negativa que teve na mídia internacional --a produção brasileira chegou a ser chamada de "fascista" pela revista americana "Variety"--, "Tropa de Elite" desbancou os favoritos "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, e a comédia "Happy-Go-Lucky", de Mike Leigh.Na sexta-feira (15), Padilha rebateu às críticas internacionais dizendo que, independente de se gostar ou não de "Tropa de Elite", o importante é o debate que o filme teria causado.


Além do filme de Padilha, mais uma produção brasileira foi premiada em Berlim: Daniel Ribeiro recebeu o Prêmio Geração 14 Plus, voltado ao público jovem, pelo curta-metragem "Café com Leite".O último filme brasileiro a vencer um Urso de Ouro foi "Central do Brasil", de Walter Salles, em 1998.



Fonte: UOL Cinema

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adorei o filme ter ganho, foi um tapa na cara por não ter sido escolhido como filme brasileiro ao oscar.

E adorei também o filme. O pior é que, nós que trabalhamos mais ou menos ligados a este meio (quem dá aula em favelas...) sabemos que a coisa pode sera té pior do que apresentada lá...