19.9.05

O Efeito Zapping

O zapping é a mania do telespectador mudar de canal, a qualquer pretexto, na menor queda de ritmo ou de interesse do programa e, sobretudo quando entram os comerciais.
Depois do aparecimento do controle remoto esse costume proliferou intensamente e aumentou também a inserção de comerciais nos programas sob a forma de merchandising, inovando-se a técnica do anúncio publicitário.
O telespectador zapa tudo e a qualquer pretexto, não mais assiste a programas inteiros, nem acompanha mais histórias completas. Ele salta continuamente, em pouco tempo ele aprende a assistir qualquer coisa por amostragem.
Certamente já se zapava antes do controle remoto e da televisão. O leitor de livro sempre zapou secretamente. Machado de Assis sugeria isso a seus leitores e quem viaja de automóvel zapa o auto-rádio o tempo todo.
Mas nunca se zapou tanto como na era da televisão. O zapping é a resposta mais simples à tirania dos índices de audiência.
Já não aconteceu a todo mundo varrer todos os canais de televisão, num determinado horário, e encontrar em todos eles um telejornal, repetindo todos a mesma notícia, sob o mesmo e único enfoque, ilustrado com as mesmas imagens obtidas da mesma agência noticiosa? Assim, o prazer perverso de uma desregulagem da máquina produtiva da televisão pode resultar, pura e simplesmente, na mesma apatia indiferenciada da recepção passiva, ou na frustração diante do determinismo estrutural do dispositivo simbólico.
O zapping tem contribuído para produzir uma mutação nas maneiras como vemos a televisão e nos relacionados com ela.
Uma outra mutação, porém, mais sutil mas não menos avassaladora, dá-se na própria produção de mensagens midiáticas: uma vez que agora todos zapam e zipam em todos os níveis e a todos os pretextos, uma vez que a televisão criou espectador diferente, que mantém com as imagens e sons uma relação fundamental de impaciência e de evasão, o efeito zapping acaba por contaminar as mensagens ao nível da própria produção e vira modelo de construção.
O cinema e a televisão deverão aprender a contar outro tipo de história que leve em conta a impaciência preponderante do espectador.
A curiosidade me apareceu agora. Há quanto tempo existe a palavra zapping? O que dizem os dicionários? Será que o sinônimo é troca rápida de canais? Quantos brasileiros sabem o que ela significa? Praticam o ato mas sabem seu nome? Nem sempre as palavras são necessárias! Vou procurar.....

Nenhum comentário: