13.12.04

Transição Pós-Moderna

O século XX ficará na história (ou nas histórias) como um século infeliz. Alimentado e treinado pelo pai e pela mãe, o andrógino século XIX, para ser um século prodígio, revelou-se um jovem frágil, dado às maleitas e aos azares,
Aos catorze anos teve uma doença grave que, tal como a tuberculose e a sífilis de então, demorou a curar e deixou para sempre um relógio. E tanto que aos trinta e nove teve uma fortíssima recaída que o privou de gozar a pujança da meia idade. Apesar de dado por clinicamente curado seis anos depois, tem tido desde então uma saúde precária e muitos temem uma terceira recaída, certamente mortal. Uma tal história clínica tem-nos vindo a convencer___ a nós cuja inocência está garantida por não termos escolhido nascer neste século ___ que, em vez de um século prodígio, nos coube um século idiota, dependente dos pais, incapaz de montar casa própria e ter uma vida autônoma.

Com que belas palavras nos brinda Boaventura de Sousa Santos na obra Pela mão de Alice, pg.75, Cortez 2000, para descrever o século XX, suas guerras e tudo o que herdou do século anterior, cuja dependência ainda estamos carregando em vários campos, inclusive na Educação. O Sabor é um pouco amargo, mas, nem por isso elas deixam de ter Sabor.

Nenhum comentário: