2.11.05

Pesquisando neologismos!!!!

Em um dia frio como o de hoje, já pensei nos entes queridos que foram levados ao longo de minha vida, com muito carinho e saudades. À meu pai, além de carinho e saudades, agradecimentos por tudo o que me ensinou na vida.
Agora pouco, com frio e preguiça demais para continuar na rua, resolvi "gogar" ou "googar".
Mas, fui ao Google, pesquisar um neologismo: o termo "malufar". E, logo na primeira página e primeiro resultado de busca apareceu:

"Malufar tornou-se um neologismo que significa esperteza, no pior sentido, a malandragem mais descarada, a roubalheira associada ao empreendedorismo do político. Era como um salvo-conduto para a safadeza."

Para o juiz Marcos Roberto de Souza Bernicchi, não há ofensa em chamar o ex-prefeito Paulo Maluf de ‘gestor público corrupto, incompetente, irresponsável e que seu sobrenome é sinônimo da expressão rouba mas faz’.
Segundo publicou o jornal O Estado de S.Paulo, acionado por Maluf pelas acusações contidas em texto do jornalista José Neumanne, o juiz considerou que a expressão ‘rouba mas faz’ é lembrada pela população paulista para identificar o ex-prefeito Paulo Maluf.

Portanto, se perguntarmos a qualquer criança acima de dez anos, ela saberá o significado do tal neologismo.
Depois, fui procurar "lular".
E cade os resultados? Nada de nada!
A única coisa que achei foi um comentário feito pelo cronista/humorista José Simão que diz que agora "lular" é sinônimo de viajar.
Tipo: "Vou lular para a Argentinar".
E com o novo avião presidencial, "agora é que a gente não vai ver a cara dele mesmo", comentou Simão.

Mas, isso ainda não pegou e não creio que seja o futuro significado para o neologismo "lular". Maluf precisou de anos e anos malufando para a palavra passasse a ser parte de nosso vocabulário rotineiro.
Creio que teremos que esperar alguns anos também para verificarmos a criação ou não de um significado bem descritivo para "lular".

Se algum leitor quiser ajudar, aceito sugestões!

Um comentário:

Jaques disse...

Novo verbete acrescentado aos dicionários de português:

Lular . [Do analfabeto Lula]: Verbo totalmente irregular de estranha conjugação. 1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza; disfarçar com a maior cara de pau e cinismo. 2. Não dar a perceber, apesar de ululantes e genuínas evidências; calar. 3. Fingir, simular inocência angelical. 4. Usar de dissimulação; proceder com fingimento, hipocrisia. 5. Ocultar-se, esconder-se, fugir da responsa. 6. Tirar o seu da reta, atingindo sempre o amigo mais próximo, sem dó nem piedade (antes ele do que eu). 7. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmeras e nos olhos das pessoas. 8. Fraudar, iludir 9. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios. 10. Voar com dinheiro alheio.