28.10.06

Participem da Campanha


Fazemos um apelo aos usuários da Internet de todo o mundo para que entrem em http://irrepressible.info e assinem o compromisso que pede a todos os governos e empresas que respeitem a liberdade na Internet”.

Depois do êxito do lançamento de sua campanha pela liberdade da Internet no Reino Unido, a Amnesty International estendeu em 20 de julho de 2006, a iniciativa a todo o mundo com irrepressible.info. Esta campanha tem como objetivo recuperar a rede como força para a mudança perante a crescente disposição das companhias de tecnologia em ajudar na censura e na repressão.

“A Internet pode ser uma ferramenta extraordinária para a promoção dos direitos humanos: os ativistas podem contar ao mundo os abusos que são cometidos em seu país com apenas um clique no mouse. As pessoas podem ter acesso em um grau sem precedentes à informação de uma ampla variedade de fontes”, afirmou a Amnesty International.

“Mas o potencial da Internet para gerar esta mudança está sendo socavado por governos que não estão dispostos a tolerar este meio de comunicação livre, bem como por empresas que estão dispostas a ajudá-los a reprimir a liberdade de expressão”.

Sun Microsystems, Nortel Networks, Cisco Systems, Yahoo! e Google são algumas das companhias que ajudam os governos a censurar a Internet ou a localizar usuários individuais. Em 2004, a Microsoft cedeu às autoridades israelenses informações sobre o ativista anti-nuclear Mordechai Vanunu, sem conhecimento nem consentimento deste. Os dados foram utilizados para processar Vanunu por manter contatos com meios de comunicação estrangeiros.
Os compromissos assinados serão recopilados e apresentados em uma reunião importante da ONU sobre o futuro da Internet em novembro de 2006.

Vamos participar?

Nenhum comentário: