28.10.05

Nem parece que estive ausente uma semana!

Verdade. Por excesso de trabalho deixei de postar por uma semana. Mas, nem parece. As notícias são as mesmas, pois, até a previsão da vitória do não no referendo já era notícia na semana passada.
O assunto que ainda predomina é : Zé Dirceu!
Como estou muito cansada, reproduzo um excelente artigo de , publicado na seção Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo.

Papo-furado pega carona em cauda de cometa
Estão de palhaçada conosco. Começou a circular na quarta-feira, na internet, um abaixo-assinado a favor de José Dirceu que traz os nomes de 91 (só isso?) "artistas e intelectuais". O texto que acompanha as assinaturas parece ter sido redigido por turistas marcianos. Pinço alguns dos trechos mais cômicos a fim de atiçar o riso do leitor que acompanha a crise política desde o surgimento das fitas gravadas com um funcionário dos Correios recebendo propina.O manifesto começa falando em "escalada para colocar no banco dos réus o governo Lula e o PT", como se as gravações com o funcionário dos Correios (ou com Waldomiro Diniz, se preferir) e toda a lama que veio no rastro não tivessem partido de dentro do governo Lula ou de gente que fazia negócios com o governo. Para os "artistas e intelectuais" que assinam o documento, "um clima de rancorosa euforia tomou conta das forças oposicionistas. Não hesitaram em classificar e reinterpretar os fatos de acordo com suas conveniências". Sei, sei. Mas se Waldomiro Diniz, Delúbio, Silvio Pereira, Gushiken, Genoino e o próprio Dirceu foram afastados de seus cargos exclusivamente por obra do rancor das "forças oposicionistas", na melhor das hipóteses, deve ter faltado aos que capitularam estofo para ocupar os cargos que ocupavam. E, se tudo não passa de artimanha da nefanda oposição, por que Lula foi à TV pedir desculpas e se dizer traído? Afirma ainda o abaixo-assinado marciático que não há contra Dirceu "indícios materiais que o vinculem aos recursos irregulares". Quer dizer que, de acordo com o delírio da "inteligentsia", provas não são suficientes para cassar mandatos. Só os políticos colhidos em flagrante delito podem ser cassados, é isso? É fácil deduzir que muitos "artistas e intelectuais" assinaram o manifesto movidos por amizade ou por dever favores ao homem a quem Lula chamava de "capitão do time". Mais difícil é engolir essa "buona gente" jogando a culpa no "ódio dos que sempre foram inimigos das causas que [Dirceu] abraçou", quando o presidente Lula é o maior interessado em agilizar o processo de cassação de seu ex-Dunga.Alô, Fernando Morais, Pedro Paulo Sena Madureira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Caio Rosenthal, Hildegard Angel, Cláudio Tozzi e Luiz Carlos e Lucy Barreto! Caiam na real. Em última instância, o "capitão" responde pelos erros do "time". Ou será que vocês prefeririam ver Lula a caminho do cadafalso no lugar de Dirceu?

Nenhum comentário: