14.10.05

Saber ler imagens é fundamental

Navegante das palavras eletrônicas, encontrei uma entrevista interessante do escritor argentino Alberto Manguel, de 27.10.2001, concedida a Antonio Madalena.

Em resumo ele diz:

"O conceito de leitura é um conceito muito mais vasto que o de uma simples leitura de palavras. Nós viemos ao mundo lendo imagens de todo tipo, códigos escritos, códigos visuais, pintados, a natureza, o céu, os rostos e expressões dos outros. Nós somos desde o nascimento leitores de imagens. A mim, o que interessou é o fato de que nessa sociedade que chamamos de sociedade de imagens, nós não temos vocabulários compatíveis para ler imagens. Nós não temos nenhuma comunicação nesta era de comunicação. Somos simplesmente receptáculos para o lixo da propaganda."

"A maior parte das imagens que circulam no mundo hoje são fruto de um impulso econômico, para criar produtos de consumo e mercados de consumo, não para celebrar o espírito humano, ou para aprendermos mais ou sermos melhores. É pura e simplesmente para fazer mais dinheiro. Então, neste sistema de imagens a leitura é em realidade nociva, se você lê profundamente uma imagem publicitária, você a destrói. É importante, então, que nós possamos novamente recuperar a dignidade humana de ler imagens para buscar as imagens verdadeiras, fundamentais, para voltarmos a ser criaturas de memória, para poder viver este século com a dignidade não só de criar e ler imagens, senão também de termos vocabulário para estas imagens."

"As imagens que permitem leituras profundas, como a literatura que permite uma leitura profunda a muitos níveis, servem para comunicarmos uma experiência de mundo. Nós aprendemos lendo sobre a experiência das gerações anteriores e de nossa própria geração. A partir dessa aprendizagem podemos enfrentar as imagens de Coca-cola, Gucci, do que quer que seja, e interrogá-las para destituí-las de seu poder."

"Se você, a partir de uma leitura de "Madame Bovary", entende o que é a falta de felicidade na vida de uma mulher, não vai acreditar na publicidade que diz que a felicidade de uma mulher é o perfume tal."

Portanto, traduzir imagens em palavras é ainda fundamental para uma leitura de um mundo inundado por imagens, muitas vezes vazias, como as palavras pouco significativas também podem ser.

Nenhum comentário: